DESENHOS SÃO PARA A GENTE FOLHEAR, SÃO PARA SEREM LIDOS QUE NEM POESIAS, SÃO HAICAIS, SÃO RUBAES, SÃO QUADRINHAS E SONETOS.
Mário de Andrade, "Do desenho"

21 de jul de 2009

INTERVENÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR (OBJETOS)

Intervenção no espaço escolar pensada e elaborada pelos alunos Yago, Venicius, Amanda e Cleonice no ano de 2008, quando os mesmos cursavam a primeira série do Ensino Médio.

Os alunos utilizaram diversos elementos comuns à rotina escolar como cadeiras, mesas e transformaram o espaço da sala de vídeo em um espaço para pensarmos sobre nossas relações com os objetos que nos circundam.

Um dos elementos desta instalação era um fundo musical com gritos, explosões e outras sonoridades que também foram produzidas pelos alunos através do programa de edição de sons Audacity.

Cadeiras, tecidos, velas, jornais e diversos materiais modificaram a rotina das pessoas que utilizavam a sala de vídeo.

As marcas nos objetos mostram como o ser-humano interage com eles de diferentes maneiras.

As velas podem ser elementos que nos remetem a questões relacionadas ao tempo, a mudança, a passagem, entre outras.

O teto da sala de vídeo foi preenchida com máscaras e notícias de jornais que estavam relacionadas diretamente com diversos objetos, como acidente de carro, roubo de jóias, exposições de obras e objetos de arte, etc.

Foi um trabalho interessante que fez com que refletíssemos sobre nossas relações com os mais diferentes objetos e como dialogamos com eles de forma positiva e negativa.

Nenhum comentário: